Compartilhe:

18/03/2019

ADCONCE realiza Seminário: Condomínio sem segredos em Fortaleza

ADCONCE realiza Seminário: Condomínio sem segredos em Fortaleza

O seminário é uma realização da ADCONCE com Unicondomínios.

 

O intuito do evento é auxiliar síndicos e administradoras de condomínios na diversidade de assuntos que impactam na vida condominial.

 

Seminário Condomínio sem segredos foi realizado durante a manhã desta quarta (13), com palestra de Ciro Mariano, sobre:  E- Social para condomínios e Tiago Machado palestra: Sustentabilidade - Economia, reuso e preservação nos condomínios. 

 

O evento aconteceu das 08h ao meio-dia, no Instituto Ecozilla, localizado na rua Leonardo Mota 2117, Aldeota.

 

Sustentabilidade - Economia, reuso e preservação nos condomínios. 

 

O ser sustentável está muito atual em diversas empresas vêm investindo na sustentabilidade, que traz benefícios econômicos e também auxilia na conservação do meio ambiente, ou seja, se comprometer com o desenvolvimento mas não esquecendo de preservar o ambiente para gerações futuras. A sustentabilidade tem três bases: social, ambiental e econômico.

 

Nos condomínios a sustentabilidade auxilia na economia e em sua preservação, trazendo essa consciência ambiental e uma boa convivência entre condôminos além é claro da   economia e bem estar.

 

Fortaleza tem muitos condomínios, construções novas e antigas, em condomínios que são antigos podem se tornar sustentáveis, dependendo da estrutura pode-se adaptar a nova realidade, por exemplo: trocar as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de  LED assim diminui o consumo de energia, construir uma horta comunitária, os moradores ajudam no cultivo e assim melhoram em sua convivência e podem desenvolver uma atividade lúdica para as crianças e idosos sobre preservação.

 

Sobre sustentabilidade na construção de condomínios, Thiago Machado conta: “Existe a preocupação que o mercado imobiliário cresça com mais responsabilidade diminuindo o prejuízo ambiental lá na frente (...) Em função do crescimento da cidade.” e concluiu à fala “empreendimentos que já são construídos pensando na sustentabilidade, são mais bem vistos ponto”

 

Os condomínios também podem investir no uso de materiais sustentáveis: telhas, tetos de energia solar, torneiras inteligentes, mas sempre lembrando de levar essas ideias para assembleia e mostrar aos condôminos esses benefícios, pois é melhor mostrar a importância dessas ações na redução dos impactos e gerando uma melhor qualidade de vida. Como por exemplo o aproveitamento da água do chuveiro elétrico enquanto esquenta, pode aproveitar essa água para lavar roupa, regar plantas, lavar louças colocar na privada, assim reduzindo também o uso de descargas e gerando economia. “Muitos condomínios hoje já estão sendo construídos com esses itens: coletores de água óleo, placas solares, lâmpadas de led.” conclui Tiago.

 

O momento serviu de alerta para os síndicos e administradores de condomínios sobre como ser sustentável e maneira de implantar à sustentabilidade nos seus condomínios. Lembrando sempre que o foco da sustentabilidade são as pessoas.

 

 

E- Social para condomínios

 

O E-social é um sistema de escrituração fiscal digital das obrigações fiscais previdenciárias e trabalhistas do Condomínio.

Obrigações fiscais a serem recolhidas no sistema : Livros de ponto, CAGED, Guia da Previdência Social, comunicação de dispensa, CTPS, PPP, DIRI, DCTF,QHT,MANAD, Folha de Pagamento, GRF, GPS, Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social, Relação Anual de Informações Sociais, Livros de Registros de Empregado e Comunicação de Acidente de Trabalho .

 

As obrigações com o E-Social, iniciaram em janeiro de 2019, mas estão em vigor desde de julho de 2018. 

 

Sobre o E-social, Ciro Mariano comenta: “À ferramenta tem objetivo de facilitar a fiscalização, permitindo o fiscal cruzar dados da folha de pagamento com as informações do E- Financeiro.” assim trazendo facilidades para os síndicos e administradores. 

 

Além de conversar sobre a ferramenta e sua utilização, Ciro Mariano frisou a importância de ter cuidado com a medicina do trabalho, pois a partir de julho de 2020 será exigido a emissão de atestados médicos, sejam feitos através de um médico do trabalho.

 

A Palestra serviu de alerta para os síndicos e administradores de condomínios sobre a utilização do E-social, tirando as principais dúvidas referente ao sistema.

 

Durante o seminário teve espaço com diversos expositores:

 

Redação Papo Condominial CE, Jornalista Aline Herculano.

 

Prof. Ciro Mariano, Dr, Arthur Façanha (Diretor de Eventos ADCONCE)

 

Prof. Ciro Mariano

 



 

Ciro Mariano, Rodrigo Guilhon (Presidente ADCONCE),  Arthur Façanha (Diretor de Eventos ADCONCE)
 

Priscila Girão (Incurso DH), Prof. Ciro Mariano, Valéria Santos (ADCONCE), Carlos Campos (Papo Condominial CE)

 

Arthur Façanha (Diretor de Eventos ADCONCE)

 

Tiago Machado (Instituto Ecozilla)

 

 

 

Grupo Viper – Condomínios, Segurança Armada e Mão de Obra

 

MEGAGEM Gerando Soluções

 

Metas Condomínios & Serviços

 

BBADV Assessoria Jurídica e Cobrança

 

Márcia Gomes - Empresta Capital

 

Alberto - Acqualife Empreendimentos

 

Grupo ACN

 

Escola de Portaria Sepol

 

Carlos Campos (Papo Condominial CE), Lopes (SEPOL)




Carlos Campos, Dr. Edgard Bezerra


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: