Compartilhe:


Individualização de hidrômetros

O Engenheiro - Helton Pinheiro

Engenheiro Civil (FANOR), Tecnico em Edificações (CEFET), Diretor técnico da MH CONSTRUÇÕES LTDA, Empresa voltada para o mercado condominial, individualização de hidrômetros, adequação aos bombeiros, fachadas, retrofit e reformas em geral


28/01/2019

Individualização de hidrômetros

Individualização de hidrômetros

Ou seja, a medição individual de água em apartamentos constitui-se numa metodologia muito importante para a redução do desperdício predial, visto que, permite ao morador ter um conhecimento exato do seu consumo. A ideia é disciplinar os consumidores, com o objetivo de reduzir o consumo de água e a emissão de esgoto; visa também que cada consumidor pague, exatamente pelo que consumiu, evitando desperdício.

 

Cada condômino paga apenas o que a sua unidade consumiu – além dos custos da água utilizada nas áreas comuns. Sem a individualização, o montante total gasto pelo condomínio é dividido pelo número de unidades, gerando, na maioria das vezes, um valor injusto para quem usa a água com consciência.

 

Além disso, o condomínio, muitas vezes, acaba arcando com a conta dos inadimplentes, já que é obrigado a pagar o valor total da conta sem que seja possível descontar a parcela de quem não pagou.

 

A partir da lei 13.312, publicada em 2016 tornou-se obrigatório em prédios novos sejam entregues já com os medidores de água individuais instalados tendo prazo de até 5 anos para adequação ou seja ate 2021.

 

A adoção desta medida é uma ação  de sustentabilidade ambiental pois o equipamento de individualizacao ajuda a reduzi o consumo de água e a identifica o vazamentos por exemplo.


Alem dos benefícios ambientais, agregar valor ao imóvel e reduzir o custo dos moradores e do condomínio.


Vale resaltar que para prédios antigos a individualização não e obrigatória mais existe cidades com leis especificadas que dão prazo de ate 10 anos para adequação.

 

Helton Pinheiro

CREA-CE 


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: