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Comunicação no Condomínio

O Consultor - Ricardo Karpat

Principal referência nacional na formação de Síndicos Profissionais; Especialista em Recursos Humanos e Condomínios; Diretor da Gábor RH; Formado em Administração de Empresas pela FAAP; Pós Graduado em Marketing pela Universidade Mackenzie.


20/11/2018

Comunicação no Condomínio

Comunicação no Condomínio

Se comunicar bem pode ser a grande diferença da sua gestão

 

Um jargão muito usado pelos síndicos é: “Quem está interessado, vai à assembleia”. Convencido deste pensamento, o representante da totalidade dos condôminos governa com base em uma pequena porcentagem da coletividade.

 

Estatisticamente, menos de 15% dos proprietários comparecem às assembleias. Conclui-se, facilmente, que esta forma de gestão exclui a grande maioria dos “sócios” daquela copropriedade.

 

Para um síndico que pretende realizar um trabalho a longo prazo, essa forma de gestão é pouco inteligente, pois quanto menos informação as pessoas tiverem, mais insatisfação ocorrerá.

 

É da natureza humana criticar a forma de atuação das pessoas, olhar de fora e julgar como insatisfatória a gestão de um síndico, assim como a atuação de um técnico ou jogador de futebol.

 

Quantos sedentários, sentados nos sofás de suas casas, comendo seus chocolates de forma abundante, ridicularizaram em 1994 a cobrança do famoso pênalti de Roberto Baggio?

 

Porém, poucos sabem que o mesmo Roberto Baggio foi o responsável pela classificação da Itália com gols decisivos nas fases anteriores, e que ele fez um esforço enorme para recuperar a forma física e conseguir disputar aquela Copa do Mundo após sofrer uma contusão, disputando sete partidas (duas delas com prorrogação), antes de caminhar, exausto, para aquela cobrança e isolar a bola, dando o título ao Brasil.

 

Tenho certeza que, se os craques sedentários tivessem conhecimento dessas informações, a frase: “eu não bateria um pênalti tão mal assim” teria sido muito menos dita.

 

A comparação acima é para demonstrar que, com a informação, as pedras são menos atacadas nas janelas. Isto porque existe uma compreensão maior do porquê das coisas, do grau de dificuldade e volume de demanda.

 

Do mesmo jeito que, quem não é visto não é lembrado, quem não demonstra o que está fazendo, parece não estar fazendo nada.

 

O que comunicar? Plano de ações, melhorias, reformas, economias, novos projetos, reuniões realizadas, situação financeira.

 

Como comunicar? Site do condomínio, aplicativo, correspondência exclusiva, quadro de avisos, televisores nos elevadores.

 

Por mais incrível que pareça, muitos síndicos não enviam uma carta de apresentação. Até mesmo síndicos profissionais, algumas vezes, cometem esse erro.

 

Assim que eleito, informe a todos os moradores e proprietários que você é o novo síndico, quais dias estará disponível para atendimentos e quais os seus contatos.  Não se esqueça de avisar os prestadores de serviços, como empresas terceirizadas e de manutenções.

 

Por fim, se você quiser seguir uma carreira de síndico profissional, a comunicação é essencial.

 

As pessoas precisam saber que alguém está vendendo algo para comprar e precisam saber que é bom. Portanto, comunique a todos que você é um síndico profissional e demonstre, através dos cursos que realiza e de cases de sucesso, que você é uma ótima opção de contratação.

 

*Dr. Rodrigo Karpat, advogado militante na área cível há mais de 10 anos, é sócio fundador do escritório Karpat Sociedade de Advogados e considerado um dos maiores especialistas em direito imobiliário e em questões condominiais do país. Além de ministrar palestras e cursos em todo o Brasil, é colunista da ELEMIDIA, do site Síndico Net, do Jornal Folha do Síndico, do Condomínio em Ordem e de outros 50 veículos condominiais, além de ser consultor da Rádio Justiça de Brasília, do programa É de Casa da Rede Globo e apresenta o programa Vida em Condomínio da TV CRECI. É membro efetivo da comissão de Direito Condominial da OAB/SP.

 


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